quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

HTML 5 – Semântica e o que é importante na web

Bem como o CSS3 o HTML 5 vem para mudar totalmente a forma que a web é construída.



O HTML é a primeira camada do desenvolvimento client-side. Como você sabe, existem 3: a primeira que é a informação, que é o HTML que vai exibi-la na página. A segunda é o CSS, que vai formatar esse HTML de forma que fique legível, usável, bonito. E a terceira que vai definir o comportamento desses elementos, que é o Javascript e Ajax.
Deles o HTML é mais importante. É o HTML que cuida da exibição da formatação. É ele que serve os buscadores e leitores de tela. É ele que serve a informação para aplicações e te dão toda a informação que você busca na web todos os dias.

Hoje em dia, a maioria dessa informação tem significado. Leitores de tela e o Google conseguem distinguir o que é um título, parágrafo, ênfase, listas, etc… Mas como eles sabem o que é um telefone? Ah, sim, fazendo microformatos. Mas microformatos é uma tecnologia que veio para tapar um buraco de semântica do HTML. E esse é um assunto interessante.

Na nova versão do HTML, a 5, o pessoal do W3C está estudando novas formas de inserir significado no HTML. Hoje, só o básico é feito. Você define o que é título, parágrafo, links, endereços, e só. Com algum microformato, você consegue definir um contato, localização e outras informações.

Como o John Allsopp disse em seu artigo no A List a Part. Nós precisamos de tipos de mecanismos no HTML, que solucionem a necessidade dos desenvolvedores de enriquecer as informações exibidas no HTML dando significado inteligentes para os elementos. Essa é a verdadeira meta do HTML 5.

Infelizmente a adoção do HTML 5 não é tão simples assim. Temos que lembrar da regra Don´t Break the Web. Esse suporte deve ser leve, caso contrários, browsers como o Internet Explorer 6 ou 7 podem sofrer com a falta de compatibilidade com as novas características.

Autor: Diego Eis
Postado por: Kerignaldo Júnior

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