sábado, 4 de dezembro de 2010

Martin Riegel sobre a semântica e seu objeto...


SEMÂNTICA: é a ciência de tudo que possa produzir na mente humana (ou noutro ser de sensibilidade e reação) uma significação, um sentido, um significado (até aqui ficaria na definição agradável de Palmer: Semântica é termo técnico usado para designar o estudo do significado). E seu campo de investigação seria bastante amplo podendo abarcar especialidades: estudaria tanto os signos tipo índice (com vínculo natural significante/significado) como do tipo símbolo (vínculo convencional significante/significado), pois ambos manifestam significação; como também ainda a comunicação por vontade ou intenção de um comunicante-emissor (a Pragmática) ou aquela manifesta ao acaso e sem intenção de vontade ou por relações naturais de causa e efeito.


A palavra-chave e objeto da Semântica seria simplesmente a significação; ou melhor, toda significação produzida ou possível de ser produzida na mente humana ou em qualquer ser com alguma capacidade cerebral ou sensitiva-reativa de recepção de um estímulo (mesmo que sendo uma projeção telepática) e passível de traduzi-lo ou decodificá-lo e tomar alguma decisão a partir da significação produzida em seu ser, mesmo que seja a indiferença ou imobilidade.


Enfim, tudo parte do campo amplo da Semântica cujo objeto e palavra-chave é a significação, um campo que ultrapassa os signos símbolos da linguagem humana, estuda também os signos índices e vai além... (pois Riegel define signo como /todo elemento perceptível (o significante) que evoca outra coisa diferente dele mesmo (a significação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário