terça-feira, 30 de novembro de 2010

Conceitos e relações da Semântica

  A semântica é um ramo da linguística que estuda o significado, para entender como uma palavra foi usada é necessário conhecer o esquema ou os esquemas a que pertencem num contexto particular,as palavras evocam sistemas de sentido, por exemplo, pertencentes ao corpo.
   A construção de sentido do discurso envolve dimensões estritamente linguísticas, mas também de modo poderoso e decisivo em competências translinguísticas[...]o sentido é a resultante de uma interação complexa entre o significado, e até, não raro, a materialidade do significante, a situação/contextos e , em particular, o universo de saberes e crenças dos interlocutores (FONSECA,1994,p.75-76).
    Os tipos de relações semânticas são sinonímia, antonímia, homonímia e polissemia, a primeira é a relação estabelecida entre duas palavras/ frases que são consideradas eventualmente substitutos em determinado contexto (por exemplo: "Bianca usou um pretinho básico na festa", e não dá para ser substituído por Bianca usou um "negrinho" básico na festa), duas palavras são sinonímias sempre que podem ser substituídas no contexto de qaulquer frase sem que a frase passe de falsa para verdadeira, ou vice-versa. É antonímia quando se designa o fenômeno da oposição de significados, incompatibilidade de sentidos:
Você abriu, feche.
Acendeu, apague.
Ligou, desligue.
Desarrumou, desarrume.
Sujou, limpe.
Está usando algo, trate-o com carinho.
Quebrou, conserte...
   Já homonímia é uma só forma, um só significante (com significados distintos), exemplo: "qual a diferença entre a panela e o exercito?- nenhuma, porque ambos têm cabo", tem duas palavras distintas, apenas os significados coincidem, a polissemia consiste numa única palavra com vários significados.


Fonte: Correa, Vanessa Loureiro. / Leitura e produção de texto. / Vanessa Loreiro Correa. 2.ed.- Curitiba: IESDE Brasil S.A.,2009.


Postado por Hellen Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário